historia3

A Serenata Imperial teve inicio em maio de 1997 e foi coordenada por Wilson Francisco Fagundes até Junho/2004.

Tem como finalidade resgatar a música de boa qualidade e grandes nomes da MPB, levando alegria, cantando o amor das mais lindas canções, e trazer turistas para nossa querida Petrópolis.

Não havia local certo para as apresentações, as quais aconteceram na Catedral de S. Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio Rio Negro, Pakácio da Princesa Isabel, Palácio Koeler, Palácio Barão de Mauá, Câmara de Vereadores, etc. Mais tarde foi afixada no Palácio de Cristal, onde até hoje acontecem às apresentações sempre toda última quinta feira do mês às 20 horas. Também acontece Natal e Carnaval em serenata.

Nas apresentações de carnaval em serenata, são cantadas as marchinhas doas anos 30, 40, etc…, e quando necessário são contadas as histórias dessas músicas, as quais são bastante interessantes como também falar como surgiu o carnaval. Normalmente são feitas apresentações com duração de 2 (duas) horas.

O Natal em serenata acontece com as músicas de seresta e/ou serenata adicionadas de músicas natalinas.

Todos os eventos têm entrada franca, onde os apreciadores são recepcionados com um livreto contendo as letras de todas as músicas que serão apresentadas pelos seresteiros.

Temos em todos os eventos o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo, e de outras empresas colaboradoras.

À partir de julho/2004, com 40 integrantes, foi criada a Associação de Seresteiros da Serenata Imperial, tendo como presidente o Sr. Odi Flávio Simas, o qual coordena e rege o grupo e organiza todos os eventos com a diretoria, através dos tels: Fax: (24) 2237-0209 Tel: (24) 2242-9225 e 2237-9795. Atualmente o grupo conta com 20 integrantes entre músicos, seresteiros e seresteiras. E o mais interessante é que dentre todo esse pessoal de (a maioria), terceira idade, temos um jovem que desde os seis anos de idade nos acompanha com seu cavaquinho, sendo que atualmente encontra-se com 15 anos de idade.